14 jul

Conheça os serviços da rede multisetorial alemã EK Service Group

A EK entende que precisa prover soluções para que as lojas tradicionais independentes, gerenciadas pelos proprietários, possam enfrentar as grandes transformações que ocorrem no ambiente comercial.

A rede multisetorial alemã EK Service Group, fundada em 1925, foi visitada pelo consultor e diretor da Redexpert Adriano Dienstmann em sua viagem de estudos à Alemanha. Ela é uma sofisticada central de serviços compartilhados, que atua em quatro campos de negócios estratégicos: vida, conforto, moda e família, e é constituída por 4.100 parceiros comerciais em 17 países europeus, com filiais na França, Áustria e Holanda.

O consultor Adriano Dienstmann em visita a sede da EK Service em Bielefeld

Na sua sede em Bielefeld, na Alemanha, a EK conta com 800 funcionários para operar um centro de distribuição de onde são despachados todos os produtos vendidos pelo e-commerce para toda Europa, além de uma loja modelo de quatro andares com 32 mil m², onde está exposta boa parte do mix de produtos ofertados aos associados.

Conceitos

A EK entende que precisa prover soluções para que as lojas tradicionais independentes, gerenciadas pelos proprietários, possam enfrentar as grandes transformações que ocorrem no ambiente comercial, tanto por parte do consumidor, que aumentou seu grau de exigência, como na forma de atuação da concorrência, através de novos formatos como as lojas virtuais, e das cadeias de lojas que operam plataformas de vendas de grande porte. Para cada tipo de necessidade dos associados, a rede pode desenvolver serviços específicos através da sua equipe de especialistas.  Porém, a identidade da empresa (marca do associado) é sempre preservada, pois a rede entende que o prestígio e o comprometimento do empresário local com a sua marca é um dos fatores de sucesso da rede.

“Nós projetamos lojas que geram experiências memoráveis aos clientes” – este lema da EK se traduz nas soluções arquitetônicas de ambientação das lojas, mix de produtos, logística, campanhas de marketing personalizadas, assessoria patrimonial e financeira, consultoria de negócios e tecnológica ofertados aos associados através de serviços próprios ou de uma forte rede de prestadores de serviços externos.

A parceria com mais de 3 mil fornecedores credenciais, capazes de desenvolver serviços e  linhas de produtos com marca própria, criam condições de se obter escala nas negociações conjuntas e preços muito competitivos para os associados. A capacidade de combinar, em perfeita harmonia, as quatro linhas de negócios – vida, conforto, moda e família – permite que a EK Service Group ofereça soluções personalizadas para empresas familiares que atuam em segmentos bem diversificados, como lojas de móveis, centros de jardinagem, papelaria, lojas de confecções ou lojas de ferragens.

Feiras, fóruns de intercâmbio e eventos

Congresso anual reúne representantes da indústria, comércio e prestadores de serviços.

Como uma rede composta por empresários independentes, a EK Service Group promove feiras, fóruns de intercâmbio e eventos, pois acredita que estes são as plataformas para conectar pessoas e negócios, pois aproximam distribuidores, parceiros, fornecedores e associados. Por este motivo, diversos eventos ocorrem em uma área de 3,2 mil m² em sua sede em Bielefeld. Além disso, há o congresso anual onde a indústria, comércio e prestadores de serviços, que apresentam seus lançamento e ideias inovadoras para o bom andamento dos negócios.

Com o objetivo de estender como agem empresas semelhantes em outros países, ampliar os horizontes e incentivar a inovação, a EK organiza missões internacionais e viagens de estudo para seus associados como forma de “olhar além dos padrões”.

Rede Júnior (Young Network)

Fundada em 1992, a iniciativa conta com jovens empresários, da Alemanha, França, Áustria, Holanda e Suíça, que vivenciam uma espécie intercâmbio profissional, trocando experiências e ideias com base no respeito e na cooperação entre os participantes. Cerca de 120 “networkers” trabalham como co-designers e mentores em temas como Internet e mídias sociais, trazendo novos ares para a EK.

Serviços de consultoria e desenvolimento pessoal e empresarial

Na comércio, a verdeira vantagem competitiva depende exclusivamente do “fator humano” especialmente em relação ao comércio eletrônico (on-line). Para melhorar o potencial competitivo e tornar seus associados mais “fortes”, a rede oferece um programa personalizado de desenvolvimento que permite que cada participante trabalhe suas habilidades.

Serviços de consultoria EK – os consultores que atuam nesse projeto conhecem a estrutura do setor e auxiliam nas necessidades de cada empresa ligada a EK, tornando-se também um elo entre associados e a sede da EK. Como central de serviços compartilhados para o varejo, o objetivo da EK Service é evitar que os desafios financeiros se tornem uma “questão de vida e morte” para seus associados. Por isso, oferece serviços que facilitam o gerenciamento de crédito, negociações especiais com bancos e seguradoras de crédito.

EK KOLLEG  – é um programa de qualificações de varejo especializado que se concentra na construção de habilidades e competências sociais. As unidades de treinamento e os seminários cobrem uma variada área do conhecimento, porém são baseados na prática da operação comercial.

Sistema EASY – a rede dispõe de um software próprio para auxiliar e facilitar a gestão e a operação das lojas dos seus associados, como operações de caixa e gerenciamento de mercadorias, até registros de artigos e negócios eletrônicos.

Extranet – o EK Online é o link direto com a central. Os parceiros comerciais credenciados podem acessar informações atualizadas a qualquer momento, de qualquer lugar, inclusive através do telefone celular. O EK Online é atualizado imediatamente após o recebimento dos dados de acesso e não carece de instalação, treinamento ou conhecimento prévio. O sistema é particularmente fácil de usar e oferece inúmeras vantagens, como por exemplo:

– dados atuais de produtos e preços;

– novidades da indústria ou grupo especializado do qual sua empresa faz parte;

– acesso a informações dos pedidos, rastreamento e atrasos.

MyWeb – Gerenciador de site  – O MyWeb é uma ferramenta que permite que os associados  tenham sua loja virtual personalizada,  onde poderão apresentar os pontos de venda, o mix de produtos e fazer campanhas promocionais individuais na Internet, com suporte e orientação da central de negócios.

Gerar experiência de compras para fidelizar os clientes, respeitar a individualidade dos associados, concentrar a atuação em quatro áreas estratégicas de negócios – vida, conforto, moda e família – e oferecer uma gama de serviços a um preço justo, pode resumir o modelo de negocio da EK Service Group.

(Colaboração/tradução: Laura Luisa Medeiros)

 

Nenhum Comentário

Assuntos Relacionados