29 maio

Escola de Associativismo dispõe de recursos para fortalecer as associações

Criada em novembro de 2013, por Sergio Rogerio de Castro, a Escola de Associativismo nasceu “para todos os envolvidos no associativismo mas, em especial, prioritariamente, para aqueles que estão iniciando esta jornada em associações”.  A iniciativa recebe apoio do Sesi e Senai.

A Escola de Associativismo é um projeto que tem como objetivo criar um conjunto de iniciativas que estimulem a educação e a formação dos participantes, bem como a difusão de princípios de eficiência e boa governança. Sua proposta é fomentar o associativismo de alto nível com valorização da independência, respeito à ética, honestidade, transparência, renovação dentre outros atributos virtuosos.

Através de um conteúdo exclusivo disponível no site da escola, são disponibilizadas informações e instruções àqueles que buscam engajar suas associações, melhorar os serviços prestados e o retorno aos seus associados. Cada módulo didático é composto por vídeo, cartilha online e uma apresentação. Além disso, o projeto realiza palestras e eventos pelo Brasil.

De acordo com o diretor e consultor da Redexpert, Adriano Dienstmann, “a Escola do Associativismo é uma iniciativa que chegou em boa hora. Na medida que as redes de cooperação, as associações da economia solidária, as cooperativas e as entidades representativas ampliam sua relevância na economia nacional, a qualificação das lideranças se torna uma necessidade premente”. Além disso, segundo Diesntmann, “um dos grandes desafios dos líderes é entender e praticar os princípios da gestão horizontal, pois, como empresários, utilizam no seu dia a dia a gestão vertical, onde a hierarquia define as relações de poder”, finaliza.

 

Nenhum Comentário

Assuntos Relacionados

Deixe uma resposta