08 nov

A importância da padronização dos procedimentos operacionais e gerencias nas redes e centrais de negócios

Ter as instruções de trabalho documentadas e padronizadas se evidencia como instrumento para a capacitação das pessoas que trabalham nas lojas, além da adaptação das novas equipes.

Por Adriano Arthur Dienstmann

Adriano Arthur Dienstmann

Padronizar os processos vai muito além de “tornar tudo igual”. A padronização dos procedimentos operacionais e gerenciais dentro de uma rede ou central de negócios, otimiza a gestão dos recursos organizacionais, resultando na redução dos custos através da eficiência operacional e dos ganhos de produtividade no negócio.

Padronizar requer descrições detalhadas, o passo-a-passo, dos procedimentos para implantar, operar e gerenciar as lojas da rede. Isso será possível após a observação e mapeamento do fluxo dos processos nos pontos de venda da própria rede. Após a análise crítica dos processos, os procedimentos são reprojetados para incorporar as melhores práticas da rede e do varejo em geral, visando atender as demandas dos clientes de forma eficiente e proporcionar a melhor experiência de compras.

A padronização operacional é um importante diferencial competitivo para a rede ou central de negócios, pois é possível transferir, de forma profissional, o know-how operacional e gerencial do negócio para todas as empresas que participam da rede e para o futuros associados.

O documento final da padronização é denominado de manual operacional, composto por instruções de trabalho segmentadas por áreas e funções das pessoas que trabalham nas lojas. É recomendado, ainda, que sejam vinculadas em mídias digitais para serem facilmente atualizadas e acessadas pelo computador, tablet ou smartphone

A importância de ter as instruções de trabalho documentadas e padronizadas se evidencia como instrumento para a capacitação das pessoas que trabalham ou são admitidas nas lojas, além da adaptação das equipes dos novos associados.

Os resultados com a padronização serão observados no aumento da base de clientes satisfeitos pela sua experiência de compras, nos resultados dos associados por meio da redução de gastos e aumento da lucratividade , no impacto positivo na reputação da marca, e do sistema de cooperação por sua capacidade de agir em bloco e entregar as promessas realizadas através da comunicação institucional e promocional da rede.

Publicado no boletim informativo Varejo & Redes Empresariais nº 190

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