14 nov

O desafio da comunicação nas redes e centrais de negócios

Entender as necessidades do público interno e externo e buscar soluções que simplifiquem a comunicação é desafio diário dos gestores das redes e centrais de negócios.

Por Adriano Arthur Dienstmann

Adriano Arhur Dienstmann é diretor e consultor da Redexpert

Além do aspecto formal de formação da rede, as empresas que se dispõe a cooperar valorizam muito as relações socais entre os atores, a troca de experiências e a construção do conhecimento coletivo.  Este conjunto de relacionamentos é capital social da rede. Ele impacta positivamente no desempenho das empresas participantes, pois dá acesso privilegiado a informações sobre estratégias, concorrentes, fornecedores, práticas de trabalho, consumidores e legislação, as quais não circulam no mercado ou só poderiam ser obtidas a altos custos.

Um dos maiores desafios das redes e centrais de negócios é construir e consolidar o seu capital social de forma equitativa, ética e responsável, pois ele diz respeito à capacidade associativa, o grau de confiança e atitude dos associados em relação ao outro. O elemento chave para a construção, manutenção e consolidação destas relações é a comunicação.

Parece que não, mas é um fluxo complicado, pois temos diversos agentes: emissores da mensagem em cascata (dirigentes e funcionários da central – associados – gerentes – funcionários), o conteúdo, o meio pelo qual a mensagem é enviada, diversos receptores com interpretações próprias e o feedback.

A eficiência na comunicação é fator chave de sucesso na operação da rede ou central de negócios, tanto a comunicação interna com os associados e sua equipe, como com os consumidores. Os motivos das falhas são inúmeros: falta de clareza nas mensagens, meio inadequado utilizado, pouca atenção de quem recebe a mensagem. Esse último torna-se mais evidente quando sabemos que o pequeno empresário, além de realizar multitarefas,  recebe muitos incentivos e mensagens ao mesmo tempo (pelos vários dispositivos aos quais está conectado) e por conta disso, sua atenção e concentração é fragmentada.

Entender as necessidades do público interno e externo e buscar soluções que SIMPLIFIQUEM a comunicação é desafio diário dos gestores das redes e centrais de negócios como resultado de um processo de melhoria constante.

Publicado no boletim informativo Varejo & Redes Empresariais nº 190

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