07 dez

Aprenda a ser um surfista de ondas ascendentes no seu negócio

O segredo para o sucesso está em aprender a lidar com os altos e baixos do mercado oferecendo um serviço que privilegie as necessidades dos clientes em primeiro lugar. 

A crescente crise política brasileira não dá esperanças de um cenário econômico próspero em 2016. Boa parte do empresariado já entendeu isso, porém, o que vai fazer a diferença no negócio e alavancar as oportunidades para o próximo ano será a capacidade da empresa em ajustar a sua estrutura ao novo patamar de atividade econômica.

A história demonstra que a economia se comporta em forma de ondas. Ao mesmo tempo em que uma onda é descendente, surge outra ascendente. Como todo bom “surfista” das ondas econômicas, os empresários de sucesso aprenderam a sair das ondas descentes no tempo certo e pegar as novas ondas ascendentes.

Porém, em virtude da natureza sistêmica das organizações, este movimento é altamente complexo e não deve ser enfrentado com medidas  simplistas, como a demissões de funcionários para reduzir a folha de pagamento, por exemplo. O corte no número de colaboradores até pode ser adotado em situações que auxiliem no aumento da produtividade, mantendo os mais receptivos as mudanças e inovações propostas pela empresa.

Neste sentido, para as empresas que pretendem se preparar para pegar uma onda ascendente, a AD Consultores desenvolveu uma metodologia simples e prática para enfrentar os desafios diários das organizações empresariais ou associativas que se preparam para crescer. “Fazer o Básico Bem Feito” é um método que privilegia a visão sistêmica e o alinhamento dos elementos fundamentais da gestão as necessidades do público alvo.  A premissa básica é colocar as necessidades dos clientes no centro da organização, pois ela simplesmente não existiria se fosse diferente.

Um grande número de empresas, especialmente pequenas e médias, colocam os interessem corporativos e dos acionistas acima das necessidades de quem as sustentam: os clientes. Em épocas de ondas descendentes, a consequência natural será a migração dos clientes para os concorrentes.

Sendo assim, as empresas que pretendem surfar uma onda ascendente afim de manterem boas oportunidades para o seu negócio devem ampliar o seu conhecimento sobre os hábitos de compra dos seus clientes. Com este conhecimento em mente, é necessário desenvolver produtos e serviços – mas principalmente treinar pessoas – para proporcionar aos compradores experiências marcantes e inesquecíveis.

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