13 jul

Intercooperação entre redes concorrentes na criação de central de compras internacional

Quatro redes europeias de varejo alimentar concorrentes anunciaram a criação de uma central de compras a nível internacional. A união da Auchan Retail, do Casino Group – controlador da rede Pão de Açúcar no Brasil, do Metro e o Schiever Group, demonstra que é possível cooperar entre concorrentes, desde que o foco sejam em pontos em comum, neste caso, a redução de custos de aquisição.

Com a nova central de compras, denominada Horizon International Services, as quatro redes oferecerão canais de distribuição altamente competitivo aos principais fornecedores das marcas, tendo por base as suas localizações geográficas complementares e a presença em países com elevado potencial de consumo.

Além disso, a nova central de compras prestará serviços às pequenas e médias empresas através de compras compartilhadas e serviços de logística e distribuição.

Para o consultor e diretor da Redexpert, Adriano Dienstmann, cooperar ou se aliar com concorrentes para superar problemas comuns é uma estratégia inteligente, pois permite conquistar fatias de mercado maiores e mais rentáveis.”Infelizmente boa parte dos empreendedores é individualista e coloca ênfase nas divergências ao invés de perceber as oportunidades dos pontos de convergência”, revela.

Leia também: Carrefour e Tesco se unem para reduzir custo e aumentar poder de compra

Publicado no boletim informativo Varejo e Redes Empresariais nº 194

Nenhum Comentário

Assuntos Relacionados

Deixe uma resposta