09 out

Rede Farmácias Associadas realiza sua Convenção e Feira de Negócios

A perspectiva é movimentar cerca de R$ 37 milhões em faturamento durante o evento, que ocorrerá de 16 a 20 de outubro de 2019 no Serra Park, em Gramado, na Serra Gaúcha. 

A rede Farmácias Associadas organiza sua 14ª edição da sua Convenção e Feira de Negócios, que contará com a presença de 60 expositores, entre eles os principais players da indústria farmacêutica nacional e multinacional, além de distribuidoras de medicamentos e perfumaria e o segmento de serviços para a farmácia. São esperadas mais de 2,5 mil pessoas, entre elas empresários associados do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul, Estado para onde a Rede expandiu sua operação no ano passado. O aniversário de 20 anos da Farmácias Associadas, comemorado em 2019, é o tema do evento, que conta com o patrocínio master de Aché, EMS, GAM Distribuidora e União Química.

Criada em 1999, a rede nasceu da reunião de pequenos empresários da Capital e, principalmente, do interior do Estado, que buscavam uma alternativa para enfrentar a concorrência das grandes redes de farmácia, que começavam a chegar no Rio Grande do Sul. Para preservar a independência de cada empresário, a Farmácias Associadas foi criada exatamente como diz o nome: no modelo associativista, ou seja, não se trata de uma grande empresa privada, mas na reunião de pequenas empresas que se associam e, juntas, obtém ferramentas de competitividade. A principal dessas ferramentas é a compra coletiva, que apresenta aos fornecedores negociações em grandes volumes, o que torna os preços mais vantajosos.

Além das compras coletivas, o associativismo também proporciona o acesso a treinamentos, sistemas de gestão, publicidade e marca própria – diferenciais que um pequeno empresário, sozinho, teria dificuldades para viabilizar. A própria realização anual da Convenção, um evento de grandes proporções que põe em contato os proprietários de farmácia e os maiores fornecedores do setor, só é possível graças ao modelo associativista, em que todos contribuem para grandes realizações.

“Acreditamos no associativismo por que já provamos que, juntos, temos condições de competir com os grandes grupos empresariais que se espalham pelo país. Nossa missão é garantir a sobrevivência dos empresários independentes, que fazem um trabalho sério e comprometido em suas comunidades. Assim, preservamos a diversidade do comércio farmacêutico e asseguramos o bom atendimento da população em todos os cantos do Rio Grande do Sul e, agora também, de Mato Grosso do Sul”, comenta o presidente da Farmácias Associadas, Ricardo Duarte da Silveira, ele também um pequeno empresário que possui uma farmácia em Bagé.

Programação diversificada

Caracterizada como uma feira de negócios, a 14ª Convenção reserva dois dias somente para o contato entre os associados, que chegam de todos os cantos, e os fornecedores. Os dois primeiros dias, 17 e18, são reservados para as negociações e compras. Às noites, uma programação cultural com shows anima quem passou o dia comprando e vendendo. O sábado, dia 19, é reservado a uma outra tradição do evento: o debate de temas relevantes para o setor e a atualização dos membros da rede.

O principal palestrante é o professor Clóvis de Barros Filho, que deve falar sobre as pequenas e grandes alegrias do cotidiano. A programação conta ainda com palestras do fundador da distribuidora GAM, uma das maiores do país, Genésio Mendes Filho, e com o diretor da Unilever para a Região Sul, Marcelo Gonçalves. O dia abre com um bate papo sobre empreendedorismo feminino com a jornalista e empresária Fátima Torri.

Lançamentos de Marca Própria

Já é uma tradição para a rede lançar, durante a Convenção e Feira de Negócios, novos produtos de marca própria. Nesta edição, o principal destaque é a revitalização da Revitart Sensações, linha de cosméticos voltada à hidratação e cuidado com a pele do corpo. Além de novas embalagens, a Sensações também apresenta novas fragrâncias, inspiradas nas tendências mundiais de cosmética. Também serão lançadas as novas fraldas da linha infantil Crescendo, marca de cuidados para bebês e crianças. Elaboradas com um rígido controle de qualidade, as fraldas chegam aos pontos de venda com o propósito de concorrer com as marcas mais conhecidas pelo consumidor, com um preço mais atrativo.

Sobre a Farmácias Associadas

Fundada em 1999, a Farmácias Associadas é uma reunião de pequenos empresários, que se uniu em torno do modelo associativo, para sobreviver de forma independente e competir com os grandes conglomerados empresariais que dominam o comércio farmacêutico no país. Segundo a Febrafar, entidade de classe que congrega as associações de farmácias, a Farmácias Associadas é a maior rede associativa do país. Há 20 anos, começou pequena, com apenas alguns empresários da Capital e do interior do Estado. Hoje possui 884 lojas em 287 cidades do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul. Nos meses que se seguiram à fundação, cerca de 30 fornecedores aderiram ao projeto. Hoje são mais de 60.

Desde 2006, a Farmácias Associadas vem desenvolvendo projetos de marcas próprias não só de cosméticos, mas também de produtos ambulatoriais e nutracêuticos. A rede administra hoje um portfólio com mais de 200 produtos exclusivos, comercializados somente nas farmácias da rede, com preços competitivos e rígido controle de qualidade.

(Texto: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor)

Nenhum Comentário

Assuntos Relacionados

Deixe uma resposta