Fazer o Básico Bem Feito

fazer o básico bem feito

Fazer o Básico Bem Feito é a metodologia prática e simples desenvolvida pela Redexpert que se adapta a qualquer tipo de organização (coletiva ou individual).

O objetivo é gerenciar bem o dia a dia, mantendo a organização equilibrada e focada nas necessidades dos clientes.

Neste sentido, o método concebido pela consultoria, que tem seu trabalho reconhecido em todo o País, propõe a identificação dos desequilíbrios organizacionais a partir de três princípios:

1. Avaliar o ciclo de vida da organização e o estilo de liderança preponderante

Para enfrentar os desafios do crescimento é preciso respeitar a cultura organizacional, valorizar os talentos humanos e aperfeiçoar o estilo gerencial para qualificar o processo decisório.

As organizações, assim como os elementos da natureza, também possuem ciclos de vida. Porém, no mundo empresarial os ciclos estão diretamente relacionados com o estilo de liderança dos seus dirigentes.

Na medida em que o líder amadurece, ele é capaz de acelerar ou retardar o desenvolvimento da empresa. A evolução está ligada diretamente à liderança – “É o líder que dá a nova diretriz à gestão”, acrescenta.

Logo, segundo os estudos Ichak Adiziz que são apresentados no seu livro “Gerenciando a Mudança”. há quatro estilos de líder – o produtor, administrador, empreendedor e o integrador.

As empresas necessitam de lideranças com estilos diferentes ao longo do ciclo de vida, pois a cultura organizacional e os interesses mudam em cada etapa.

A partir disto, o consultor ajuda o empreendedor a entender a fase em que a organização está e aceitar as suas limitações como naturais e incentivá-lo a assessorar-se de executivos com estilos complementares ao seu, adequados ao ciclo de vida da organização.

 

2. Sincronizar os elementos fundamentais da gestão

A partir do diagnóstico, as ações visam restabelecer o equilíbrio do sistema, para que clientes, funcionários e fornecedores tenham uma percepção de valor que os satisfaçam.

Considerando a natureza sistêmica das organizações, todos os problemas são causados pela assimetria nos seis elementos fundamentais da gestão – necessidades dos clientes, estratégia, estrutura organizacional, recursos, processos e pessoas.

Assim, as soluções desenvolvidas pela Redexpert identificam as causas geradoras do desalinhamento.

 

3. Capacitar as pessoas para transformar ideias em resultados

Primeiramente, o desafio da execução é uma atribuição da empresa contratante.

Porém, traduzir conceitos para o nível operacional, desenvolver método e ferramentas e impor o compromisso com os resultados é a essência do papel do consultor.

Contudo,  mundo dos negócios está repleto de boas ideias que não geram resultados.

Nesse sentido, a capacidade de execução está relacionada com o grau de profissionalismo da equipe e com as habilidades dos líderes e sua capacidade de se desvencilhar do papel de tarefeiros.

Assim, método Fazer o Básico Bem Feito foi concebido para aumentar a capacidade de execução dos planos estratégicos, ampliando a visão sistêmica da organização.

Para fazer o básico bem feito:

  • Padronizar e estabilizar os processos básicos;
  • Estruturar o sistema de informações;
  • Atacar os custos;
  • Otimizar o capital empregado.
  • Valorizar os talentos humanos – implantar a cultura e disciplina da execução.

A Redexpert é especialista em Gestão de Centrais de Negócios, com expertise em modelagem de rede, sistema de governança e sistema de avaliação; Gestão de Pessoas; Planejamento Empresarial e Finanças e Controladoria.

Dessa forma, Fazer o básico e bem feito é o método criado pelo especialista em Controladoria e Recursos Humanos Adriano Arthur Dienstmann e utilizada pela Redexpert  nos serviços que presta há mais de 15 anos.

É por isso que a metodologia foi criada para atender as necessidades das pequenas e médias empresas que estão se preparando para enfrentar os desafios do crescimento.

 

Quero te ajudar! Me conta qual a tua necessidade.

[contact-form-7 id=”591″ title=”Contato”]