18 abr

Mentoring organizacional: o que é e como funciona?

Adriano Dienstmann

Adriano Arthur Dienstmann possui longa vivência como executivo em empresas industriais, comerciais, organizações não governamentais, clubes esportivos e sociais, e no serviço público.

O mentoring é uma parceria eficaz para maximizar a performance dos indivíduos e desenvolver soluções corporativas diante da urgência pela busca de conhecimentos que se sobressaiam aos desafios de um mercado globalizado, onde a informação e a tecnologia crescem de forma exponencial. Ele une a experiência do mentor com a força de vontade e desejo de aprender do executivo.

O mundo dos negócios demanda sempre mais conhecimento dos dirigentes e executivos. O intelecto dos profissionais é cada vez mais exigido, em contrapartida, a busca por informações requer tempo, dinheiro e determinação. Ou ainda, muitos desses conhecimentos só são obtidos com a prática ou após longos cursos.

O que é mentoring

É uma parceria que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de dirigentes e executivos por meio do compartilhamento de conhecimentos e da experiência do mentor. A finalidade é gerar ideias e resultados num curto período, através de um processo tutorial que fornece suporte e direcionamento, com transferência de conhecimento (know-how) para as lideranças de empresas, entidades sociais, centrais de negócios e cooperativas.

Público alvo: Dirigentes eleitos e profissionais contratados para desempenhar funções executivas.

Método: Oportunizar aos dirigentes um espaço para obter orientação pessoal através da troca de ideias com profissionais externos, com sólida formação acadêmica e ampla vivência prática no terceiro setor, envolvendo gestão, estratégias e projetos para captação de recursos capazes de gerar o desenvolvimento da entidade ou empresa.

Produto final:

  1. a) Insights poderosos para acelerar a execução das mudanças projetadas pela direção;
  2. b) Plano de desenvolvimento formalizado com objetivos, e plano de ação estruturado com metas e prazos definidos.

Como funciona:

O primeiro passo é definir em que área há uma necessidade de apoio externo.

Após entrar em contato conosco, iremos avaliar o conteúdo e definir no que podemos contribuir.

Ao determinar os objetivos, apresentaremos um cronograma com as etapas do projeto e das reuniões individuais e/ou coletivas, presenciais ou virtuais, com os dirigentes indicados pela entidade ou empresa.

A duração do projeto, a periodicidade dos encontros e o método serão personalizados de acordo com os objetivos que a liderança pretende alcançar.

Investimento: Para dimensionar o investimento é necessário definir a abrangência do projeto e o método de trabalho. De forma geral, os encontros presenciais são de até quatro horas e os virtuais de noventa minutos. O mentor oferece resposta e compartilha conhecimentos procurando sanar as lacunas do executivo – especialmente nos quesitos de planejamento e estratégia organizacional, relações humanas e mercado.

Ainda na dúvida sobre como o mentoring pode te auxiliar? Assista ao vídeo abaixo:

(Publicado no boletim informativo “Varejo & Redes Empresariais” n° 193)

 

Ficou interessado? Fale com nossos especialistas!

 

Nenhum Comentário

Assuntos Relacionados

Deixe uma resposta