Mais que estratégia, diferenciação.

Estratégia é a formulação da “aposta do que os clientes irão atribuir VALOR ao que a organização tem a oferecer”. Envolve definir “como, quando, onde, por quem e para quem vou oferecer” os serviços ou produtos que produzimos. Estratégia é ser diferente, mesmo atuando no mesmo ramo. Isto é: algo que gera VALOR para o clientes e DIFERENCIAÇÃO do concorrente.

Etapas da formulação da estratégia:

Base estratégica :

definir missão, visão e valores – “por que, como operar e ganhar dinheiro e para quem vai ser feito o que fazemos”.

Formular a estratégia :

análise ambiental, organizacional e concorrencial que resultam na definição das diretrizes estratégicas.

Implementar a estratégia:

desdobramento das diretrizes para as áreas funcionais – marketing, expansão, operação, recursos humanos e financeira.

Importância da execução:

O desafio é manter o foco, a disciplina e organização na execução da estratégia. Distinguir-se da concorrência para alcançar um desempenho igual ou superior é o resultado de uma estratégia bem executada.  O método “Fazer o Básico Bem Feito”  privilegia a visão sistêmica, a execução e valoriza os talentos humanos.

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MODELAGEM DE NEGÓCIOS

Um negócio equivale a uma aposta realizada pelos empresários ou empreendedores sociais. “Eu tenho algo a oferecer ao mundo e aposto que ele vai atribuir VALOR ao que eu tenho para oferecer.”  Nesta fase se define ou reavalia a “aposta”. O objetivo deste método é verificar se o propósito da organização (“o que fazemos e por quê?“) e os Elementos Básicos da Gestão estão alinhados às necessidades dos clientes. 

É preciso agilidade, coerência, discernimento, visão de cada elemento e visão do todo, visão clara dos processos, das finanças, do mercado, do cliente, do produto ou serviço  para adequar a “aposta” constantemente.

Tipos de organizações:

Redes e centrais de negócios
Organizações do Terceiro Setor 
Empresas familiares

BENEFÍCIOS:

  • Obter uma visão sistêmica da organização.
  • Descobrir como se diferenciar, conquistar clientes, reduzir custos e obter receitas.
  • Identificar novas “apostas” – oportunidades de negócios.
  • Avaliar as funções e a qualidade das conexões entre os Elementos Básicos da Gestão.

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